Dia do Professor







Como foi originado o dia do professor?

Essa História vem desde o Brasil Imperial quando D.Pedro I que era imperador do Brasil decretou que o 15 de outubro seria dedicado à educadora Santa Tereza de Ávila que tem toda uma História de luta de conflitos espirituais mas enfrentou todas as dificuldades com determinação.
Em uma de suas cartas faz a seguinte referencia para reflexão:

A vuestra escuela, Senor, vengo aprender, y no ensenar. Hablaré con vuestra Majestad, aunque polvo y ceniza y miserable gusano de la tierra. Y diciendo : Mostrad, Senor, en mi vuestro poder, aunque miserable hormiga de la tierra." 
 
Sejamos como minhocas que preparam a terra do conhecimento e como formigas laboriosas que aprendem mais que ensinam para que possamos colocar corretamente o tripé do conhecer: começa por amar os alunos, continua por saber bem nosso ensino e pesquisa e termina por fazer aprender a aprender, ou seja, tudo termina em pergunta e não em respostas prontas. Em curiosidade e humildade diante do que ainda temos a desvelar e agradecimento a Deus por sua bondade. Essa é a verdadeira mestra. Grato, Teresa, protetora dos professores. Sejamos capazes de amar nossos alunos e ser humildes.
Feliz dia dos professores para nós todos que o somos com alegria e profissionalismo.

A homenagem de D.Pedro veio junto a um decreto que falava basicamente do ensino que  no caso não era regulamentado como  salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.
 Uma parte que chama atenção no decreto é que o ensino não era homogêneo se diferenciava entre homens e mulheres , para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica. 

Cento e vinte anos depois do decreto  cansados pois o ano letivo do segundo semestre era considerado muito extenso com apenas 10 dias de férias daí veio um cidadão professor Samuel  Becker e um pequeno grupo de quatro educadores, Cansados, literalmente, , tiveram a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa. O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo. 
Foi então que o professor sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro teve a idéia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro em referencia ao Decreto de D.Pedro I.

Tem um vídeo legal explicando melhor!
Esperamos que gostem!


Postagem mais recente Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Mesmo eu sendo professora, não conhecia esta história. Obrigada.
    bjus
    mulheresesuasescolhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por ter gostado e por você está aqui sempre nos acompanhando beijos!

      Excluir