15 outubro 2016


Dia do Professor

| | Comentários: 2







Como foi originado o dia do professor?

Essa História vem desde o Brasil Imperial quando D.Pedro I que era imperador do Brasil decretou que o 15 de outubro seria dedicado à educadora Santa Tereza de Ávila que tem toda uma História de luta de conflitos espirituais mas enfrentou todas as dificuldades com determinação.
Em uma de suas cartas faz a seguinte referencia para reflexão:

A vuestra escuela, Senor, vengo aprender, y no ensenar. Hablaré con vuestra Majestad, aunque polvo y ceniza y miserable gusano de la tierra. Y diciendo : Mostrad, Senor, en mi vuestro poder, aunque miserable hormiga de la tierra." 
 
Sejamos como minhocas que preparam a terra do conhecimento e como formigas laboriosas que aprendem mais que ensinam para que possamos colocar corretamente o tripé do conhecer: começa por amar os alunos, continua por saber bem nosso ensino e pesquisa e termina por fazer aprender a aprender, ou seja, tudo termina em pergunta e não em respostas prontas. Em curiosidade e humildade diante do que ainda temos a desvelar e agradecimento a Deus por sua bondade. Essa é a verdadeira mestra. Grato, Teresa, protetora dos professores. Sejamos capazes de amar nossos alunos e ser humildes.
Feliz dia dos professores para nós todos que o somos com alegria e profissionalismo.

A homenagem de D.Pedro veio junto a um decreto que falava basicamente do ensino que  no caso não era regulamentado como  salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.
 Uma parte que chama atenção no decreto é que o ensino não era homogêneo se diferenciava entre homens e mulheres , para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica. 

Cento e vinte anos depois do decreto  cansados pois o ano letivo do segundo semestre era considerado muito extenso com apenas 10 dias de férias daí veio um cidadão professor Samuel  Becker e um pequeno grupo de quatro educadores, Cansados, literalmente, , tiveram a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa. O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo. 
Foi então que o professor sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro teve a idéia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro em referencia ao Decreto de D.Pedro I.

Tem um vídeo legal explicando melhor!
Esperamos que gostem!


Gostou? Compartilhe!


2 comentários:

  1. Mesmo eu sendo professora, não conhecia esta história. Obrigada.
    bjus
    mulheresesuasescolhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por ter gostado e por você está aqui sempre nos acompanhando beijos!

      Excluir