01 janeiro 2012


Dúvidas sobre sapatos de salto alto

| | Comentários: 0

Tire 17 dúvidas sobre sapatos de salto alto e conquiste o andar das modelos


 Com certeza se equilibrar em cima de saltos com 15cm de altura ainda é bem mais fácil do que se aventurar em duas pernas de pau. Para desfilar com a elegância e segurança de uma verdadeira top model, elencamos as principais dúvidas sobre andar sobre saltos altos e batemos um papo com Dinho Batista, que há oito anos ensina modelos a se equilibrar sobre o chão.

Terra - Como é esse trabalho de instrutor de passarela?
Dinho Batista
  - Ensino as novas modelos a andar em cima de um salto e como se comportar na passarela. Dou treinamento intensivo para as modelos new faces antes das temporadas de moda, preparando-as para os desfiles internacionais. As aulas são bem técnicas. Criei vários exercícios de como encaixar o quadril, esticar os joelhos, andar na ponta dos pés para, só depois, elas colocarem o primeiro salto de suas vidas.

Terra - O que é preciso saber antes de calçar um salto?
DB - A mulher precisa ter consciência de que antes de calçar um salto ela precisa ter uma boa postura e equilíbrio. Isso só pode ser adquirido com exercícios básicos em casa.

Terra - Para quem nunca arriscou usar um deles, é recomendável começar com algum específico?
DB  - Sim, o ideal é ter um sapato com salto não tão fino, mas pode ser alto. O importante é esticar os joelhos.

Terra - O que é preciso para ter uma boa postura?
DB - Equilibrar o quadril e se sentir segura na ponta dos pés. Isso qualquer mulher pode fazer algumas vezes durante o dia dentro de casa. Com o tempo, ela vai se sentir segura e concentrar o peso do corpo na parte da frente dos pés, o que trará o equilíbrio com salto de qualquer tamanho.

Terra - Como identificar que uma mulher anda de forma elegante?
DB - Quando ela estica os joelhos na hora de andar e não põe os pés para dentro como se tivesse cruzando, a cruzadinha é só para as modelos na passarela.

Terra - O que evitar quando usar saltos?
DB - Tirar o salto porque o pé dói. Isso é deselegante. O ideal, quando a mulher vai comprar o salto, é procurar um modelo que não seja tão desconfortável e que tenha mais apoio no centro dos pés. Geralmente um salto muito alto não tem muito apoio no centro e o peso fica concentrado na parte da frente.

Terra - Existe hora apropriada para o uso desse tipo de calçado?
DB - Não. O salto, dependendo da altura, pode ser usado em qualquer hora. Evidente que no frio seja mais apropriado o uso de uma boa bota ou galocha de salto baixo. Se preferir, uma com salto não tão grosso e alto.

Terra - Quais as diferenças entre eles?
DB - Existem saltos mais altos e mais baixos. Vamos deixar os mais altos para eventos e festas. Os mais baixos podem usar para o trabalho.

Terra - Salto combina com qualquer produção?
DB - Sim, mas depende muito do tipo de salto. Por exemplo, scarpins ficam mais apropriados para o trabalho. Se você vai a um evento, o ideal é que ele seja usado por uma mulher com pernas mais longas e não opte por calças. As sandálias combinam com tudo, mesmo no frio você pode usar uma meia calça escura, sendo ela sempre de tons escuros.

Terra - Quais os mais desejáveis ou sensuais?
DB - Com certeza os mais altos, agulhas e as sandálias que deixam os pés quase nus, mesmo sendo usadas no inverno com meia calça.

Terra - Qual o mais indicado para o trabalho?
DB - Sem dúvida os scarpins. Nunca os plataformas. Além de deformar o andar e a postura parece que você está andando no calçadão da praia.

Terra - Existem cores proibitivas para o trabalho, por exemplo?
DB - Não sei se é o caso de proibido, mais as cores cítricas e muito chamativas fogem um pouco do perfil de um lugar de trabalho. O ideal seria o preto, cinza escuro, bege e vinho, cores mais quentes e mais sérias mesmo que seja no verão. A não ser que você trabalhe com eventos e tenha liberdade de ser mais informal.

Terra - A preocupação das mulheres é com os ombros ou a coluna?
DB - Teria que ser com o andar, mas pela falta de informação e postura, elas acabam prejudicando a lombar fortemente, o que influi na coluna e nos ombros também. A postura é tudo para quem quer ter o salto como seu aliado.

Terra - Como deve-se pisar?
DB - Sempre ter o andar reto e os pés um do lado do outro, nunca cruzar. Deixa isso para Gisele Bundchen. Mesmos as modelos não cruzam tanto. O ideal é você sentir seu quadril se movimentar naturalmente, nunca rebolar. Fica vulgar e não combina com a mulher que quer ser chique.

Terra - Se ele quebrar, como improvisar sem sair feia na foto?
DB - Se estiver num evento, o ideal é ficar sentadinha até a hora de ir embora. Agora na rua, o ideal é parar num lugar e procurar comprar uma sandália mesmo que seja uma havaianas. Mas se estiver em um shopping, compre outro salto.

Terra - Como andar de salto pé ante pé igual as modelos da passarela sem tropeçar?
DB - O importante é você está segura com o salto que comprou. Segundo: estar sempre alinhada e não requebrar jamais. A partir do momento que você sobe num salto o seu quadril naturalmente vai encaixar. Terceiro: ter os pés sempre um ao lado do outro na hora de andar, nunca cruzar, a não ser que você venha a ter um leve Varo (pernas meio abertinhas). Nesse caso, você pode disfarçar com um pouco de cruzamento, bem de leve.

Terra - Como andar na rua? Há algum truque?
DB - O salto não foi feito par andar na rua de um lado para outro. Seus joelhos não irão agüentar e não há postura que fique firme no asfalto por muito tempo. Se você pega metrô, ônibus ou anda muito, o ideal é você andar com uma sandália mais baixa até chegar ao seu compromisso. Próximo do local, troque a sandália pelo salto, que está na sua bolsa. Assim todos sempre a verão chegar linda e elegante.

Gostou? Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário